segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mudando de Assunto : Comunicação.


Comunicação é a troca de informações, idéias e sentimentos. Processos que mantém os indivíduos em contato permanente e em todas as circunstâncias, propiciando a interação.

*Por mais que a comunicação seja vital e permanente em nosso dia a dia , precisamos aprimorá - la e também adequá - la para cada ocasião.

* Somente assim é que seremos compreendidos por nossos interlocutores.
_______________________________________________________

Comunicar é preciso ...

"Na comunicação compartilho, troco, interajo - ajo em conjunto com - por meio das palavras, do olhar, dos gestos, explícitos e implícitos.

Essa ação minha provoca uma ação no outro, que se torna re-ação, ação de volta, que confirma ou neutraliza a minha ação anterior.

Se eu me sinto confirmado tenderei a ampliar a interação, a querer trocar níveis mais complexos de informação, de sentimento.

Se o interlocutor me confirma essa nova etapa, ampliando o seu campo de interação comigo, aumentarão progressivamente os níveis, a abrangência e a freqüência da comunicação.

Se, pelo contrário, a cada proposta minha de interação, recebo uma resposta crítica, negativa, desqualificadora, procurarei diminuir a aproximação com ele, adotando uma atitude de defesa ou de fuga."

Prof. José Manuel Moran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário